terça-feira, 1 de janeiro de 2013

EU QUERO MINHA MÃE... MAL DE ALZHEIMER

                Quando o médico diagnosticou que minha mãe era portadora do  MAL DE ALZHEIMER fiquei sem chão e procurei entender através de pesquisas e perguntas ao seu médico. Fiz um curso, promovido pelo Convênio e aprendi um pouco com trocas de experiências com os outros participantes, na maioria familiares.

               Existem vários estágios e quando percebemos, a minha mãe já estava no avançado, talvez pelo seu modo de ser, sempre dominadora, não percebemos que a cada dia que ficava mais intolerante poderia ser da doença.

               Quando ela teve a primeira queda e bateu a cabeça, foram feitos exames, onde constataram essa doença. No começo, ela foi cuidada pelo seu médico que não era geriatra e a medicou com remédios que em vez de melhorar piorava, ficava mais agitada, via bichos subindo pelas paredes... até que acertamos uma, a Dra. Paula Santiago,  que a trata com os seguintes  medicamentos: Galantamina, Respirodona, Cloridrato de memantina e Macrodantina, Sulfato Ferroso e Alendronato de sódio... e um suporte alimentar NUTRIDRINK ... muitos medicamentos, mas necessários. Conseguimos uma qualidade de vida melhor, um certo controle.          

            Existe um período de calmaria, mas de repente, sem explicação, começa a divagar, olhos fixos e arregalados, volta ao passado, diz que precisa ir para casa, pois sua mãe está preocupada... troca nossos nomes e às vezes não nos reconhece.

          Hoje ela me perguntou: Cadê todo mundo? Para onde foram? Estou muito triste, chorei muito. Perguntei o por quê? Disse: Pelo que está acontecendo comigo, então perguntei, o que aconteceu? ela disse: Tudo. Quero ir embora, chama aquele homem que resolve tudo aqui (o filho dela, meu irmão).

         Um recado para os familiares: Não pense que sua mãe, sua vovózinha, sua bisa, só porque está com MAL DE ALZHEIMER  está morta, ela sente falta da família, do amor dos netinhos... sua memória vai e vem e quando vem, com certeza ela se lembra de você!

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário