quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESCARAS

ESCARAS (ÚLCERAS DE PRESSÃO)

http://www.curamed.com.br/escara.html

Corresponde a uma lesão de pele causada pela isquemia (interrupção sangüínea) em uma determinada área, devido a uma compressão por uma proeminência óssea durante um tempo prolongado. Quando a úlcera de pressão lesão apresenta uma capa necrótica,geralmente escura,recebe o nome de escara.
A úlcera de pressão (escara)pode ocorrer em várias regiões,porém os locais mais comuns são: região sacral,  região isquiática (principalmente em indivíduos que usam cadeiras de rodas), região trocantérica  (parte superior da coxa), calcâneo, tronco, cotovelos e região posterior da cabeça.
Existem três grande grupos de indivíduos com maior probabilidade de desenvolver úlcera de pressão:idosos, paraplégicos e os pacientes hospitalizados.Vários fatores podem influenciar para o aparecimento dessas lesões.Em paciente acamados,que apresentam imobilidade é freqüente se observar a úlcera de pressão na região sacral e trocantérica.
Nos pacientes que utilizam cadeira de rodas, sem um apoio adequado, podem desenvolver a úlcera isquiática .
Geralmente alguns fatores estão associados e contribuem para o aparecimento das úlceras de pressão, como: idade avançada, incontinência fecal e urinária, desnutrição,  diabetes, hipertensão arterial sistêmica e imobilidade.

Fases de evolução das úlceras por pressão

escara grau I
Estágio I – Fase de Hiperemia (Vermelhidão)
Observa – se um vermelhidão local, porém a pele ainda está intacta.Ocorre quando há uma compressão local por até 30 minutos. Desaparece apos uma hora do alivio da pressão local.

escara grau iiEstágio II – Fase de Isquemia

Nessa fase a lesão avançou e começa a comprometer a pele, causando um lesão, que pode ser um bolha ou ainda uma abrasão. Surge nos casos em que a pressão ficou contínua por 2 a 6 horas.Tende a desaparecer apos 3 dias.

escara grau iii Estágio III – Fase de Necrose
Ocorre nas situações em que a pressão ficou mantida por mais que seis horas sobre uma determinada região.Observa –se uma área arroxeado ou ainda um nódulo endurecido.Nessa fase a lesão se estabelece, ou seja, houve um dano tecidual e necessitará de tempo e cuidados especiais para o tratamento.

escara grau iv
Estágio IV – Ulceração

Caso não haja alívio da pressão, a escara tenderá a se aprofundar , promovendo a destruição de pele, músculos e exposição de ossos.


Como prevenir úlcera por pressão (escaras)


Sabemos que 95% das úlceras de pressão (escara) poderiam ser evitadas. Os princípios básicos  para a prevenção são:
  • Alívio da pressão;
  • Higiene e cuidados com a pele;
  • Suporte nutricional;
  • Estimulação da circulação sanguínea.

Como aliviar a pressão de uma úlcera por pressão (escara)?


            Indivíduos acamados devem ser mudados de posição no máximo a cada duas horas, utilizando a posição de decúbito dorsal, ventral e laterais.Pode – se usar almofadas especialmente desenhadas para manter o paciente na posição e com isso distribuir melhor o peso.
            Outro ponto importante sobre o posicionamento de pacientes acamados é a elevação do decúbito.A elevação maior que 20 graus prejudica a drenagem linfática, dificulta o retorno venoso, alem de provocar fricção e atrito.Desse modo, elevação da cabeceira da cama por mais de 20 graus em pacientes acamados deve ser realizada apenas por curtos períodos, como por exemplo durante as refeições.
            Para indivíduos que usam cadeira de rodas, com a região isquiática sobre pressão máxima ao longo dia , deve - se mudar de posição a cada 30 minutos. Ainda , a elevação do tronco por 60 segundos alivia a região melhorando a circulação sanguínea local.Pode – se utilizar apoios de gel, água, ar e silicone para proteger a região.


Escara - Como promover a Higiene e cuidado com a pele na ?


Para uma pele saudável é importante um higiene adequada.A pele dever sempre ser mantida limpa e hidratada.
Embora a hidratação da pele seja fundamental, o excesso de umidade, principalmente se tratando de suor, urina e fezes pode aumentar em 4 vezes a incidência de úlcera de pressão(escara).
A limpeza da pele deve ser realizada com água em temperatura agradável, sabão neutro, evitando – se o uso de a fricção excessiva.Após limpa deve-se utilizar hidratantes como óleos de ácidos graxos essenciais-AGE , ou ainda curativos e revestimentos protetores como placas de hidrocolóides.


Escaras - Como dever ser realizado o suporte nutricional?


Para uma adequada cicatrização é fundamental  um suporte nutricional, como um dieta rica em proteínas.Um acompanhamento por um nutricionista é aconselhado.


Como se pode melhorar a circulação local?


A movimentação tanto passiva quanto ativa melhora a circulação revertendo a fator desencadeante e promovendo uma melhor ciacatrização.Assim quando possível deve- se estimular a deambulação. No caso de pacientes acamados a fisioterapia motora contribui para o aumento do fluxo sanguíneo local.

            Dicas para a prevenção de escaras


Manter colchão apropriado para uso do paciente, podendo ser colchão de água, casca de ovo sobre a cama do paciente.
Mudar o paciente periodicamente de decúbito, no máximo a cada duas horas, utilizando o decúbito dorsal, ventral e laterais.
Colocar apoios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares.Pode – se associar protetores locais como placas de hidrocoloides ou de silicone.
Manter suporte nutricional adequado.
Hidratar adequadamente a pele.
Manter o paciente limpo e seco, monitorando e aumentando as trocas de fraudas.
Monitorar o aparecimento de candidíase e outras infecções locais.

Tratamento

Como dever ser o curativo ideal?

  • Manter nível de umidade adequado;
  • Remover excesso de exsudato;
  • Permitir troca gasos;
  • Fornecer isolamento térmico
  • Ser impermeável a bactérias
  • Ser isento de partículas e produtos tóxicos contaminadores;
  • Permitir sua remoção sem causar trauma a ferida.

Quer saber mais sobre curativos? Clique aqui.

Tratamento da Úlcera por Pressão (Escara)


O tratamento cirúrgico da úlcera de pressão (escara) é baseado nas seguintes etapas:
Escarectomia: Consiste em total ressecção do tecido necrótico e alterações tróficas.
Osteotomia: Para a prevenção das recorrências é necessário que seja realizado de maneira cuidadosa a remoção parcial de proeminências ósseas baixo das escaras.
Confecção de uma cobertura adequada:Para cada úlcera po pressão podem ser confeccionado alguns tipos de retalhos.Porém o melhor tratamento das escara é a prevenção.

Um comentário:

  1. As da minha mãe estão sob controle, FECHADAS. Conseguimos curá-la com a pomada FIBRASE, óleo de girasol (SUPRI DERME - Óleo hidratante com calêndula)e soro fisiológico. Em média, 3 trocas por dia, e nunca deixar fralda molhada em cima. Mudando sempre a posição, não deixando fazer pressão. Continuo passando o óleo no local em cada troca de fralda. E, MUITA FÉ!

    ResponderExcluir