quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FRALDAS GERIÁTRICAS GRÁTIS NAS UBS

07/08/2012

Postos de saúde deixam de distribuir fraldas geriátricas

Tatiana Cavalcanti e Simei Morais
do Agora
Ao menos 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital estão sem fraldas geriátricas para distribuição a pacientes.
Em algumas delas, o atraso chega a três meses.
Com isso, muitos têm de comprar o produto, entregue gratuitamente pela prefeitura a cerca de 14 mil cadastrados desde 2010.
O Agora esteve ontem em duas unidades da zona norte, na Vila Ede e na Freguesia do Ó, e ligou para outras 15 para constatar a falta de fraldas.
Funcionários da UBS Vila Ede, na Vila Medeiros (zona norte), afirmaram que há pelo menos dois meses o produto está em falta.
A prefeitura não envia as fraldas, segundo eles, e não explica o que acontece.
Os servidores afirmaram não ter previsão de quando a situação será normalizada.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde afirma que a falta das fraldas geriátricas foi pontual e que a distribuição já está sendo normalizada.
Segundo nota do órgão municipal, apenas as fraldas adulto tamanho M (médio) estão "em fase de entrega pelo fornecedor".
A secretaria afirma que o abastecimento estará regularizado nos próximos dias.
Ainda de acordo com a pasta, a solicitação de fraldas geriátricas deve ser feita pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Para ter direito a receber os produtos, o paciente deve preencher os critérios estabelecidos no protocolo de insumos para incontinência urinária.
Os pacientes devem ter idade acima dos três anos e precisam ser encaminhados para as UBSs com laudos médicos.
Segundo a prefeitura, desde 2010, quando as fraldas passaram a ser distribuídas, 14 mil pessoas foram cadastradas.
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u1133040.shtml


ESCARAS

ESCARAS (ÚLCERAS DE PRESSÃO)

http://www.curamed.com.br/escara.html

Corresponde a uma lesão de pele causada pela isquemia (interrupção sangüínea) em uma determinada área, devido a uma compressão por uma proeminência óssea durante um tempo prolongado. Quando a úlcera de pressão lesão apresenta uma capa necrótica,geralmente escura,recebe o nome de escara.
A úlcera de pressão (escara)pode ocorrer em várias regiões,porém os locais mais comuns são: região sacral,  região isquiática (principalmente em indivíduos que usam cadeiras de rodas), região trocantérica  (parte superior da coxa), calcâneo, tronco, cotovelos e região posterior da cabeça.
Existem três grande grupos de indivíduos com maior probabilidade de desenvolver úlcera de pressão:idosos, paraplégicos e os pacientes hospitalizados.Vários fatores podem influenciar para o aparecimento dessas lesões.Em paciente acamados,que apresentam imobilidade é freqüente se observar a úlcera de pressão na região sacral e trocantérica.
Nos pacientes que utilizam cadeira de rodas, sem um apoio adequado, podem desenvolver a úlcera isquiática .
Geralmente alguns fatores estão associados e contribuem para o aparecimento das úlceras de pressão, como: idade avançada, incontinência fecal e urinária, desnutrição,  diabetes, hipertensão arterial sistêmica e imobilidade.

Fases de evolução das úlceras por pressão

escara grau I
Estágio I – Fase de Hiperemia (Vermelhidão)
Observa – se um vermelhidão local, porém a pele ainda está intacta.Ocorre quando há uma compressão local por até 30 minutos. Desaparece apos uma hora do alivio da pressão local.

escara grau iiEstágio II – Fase de Isquemia

Nessa fase a lesão avançou e começa a comprometer a pele, causando um lesão, que pode ser um bolha ou ainda uma abrasão. Surge nos casos em que a pressão ficou contínua por 2 a 6 horas.Tende a desaparecer apos 3 dias.

escara grau iii Estágio III – Fase de Necrose
Ocorre nas situações em que a pressão ficou mantida por mais que seis horas sobre uma determinada região.Observa –se uma área arroxeado ou ainda um nódulo endurecido.Nessa fase a lesão se estabelece, ou seja, houve um dano tecidual e necessitará de tempo e cuidados especiais para o tratamento.

escara grau iv
Estágio IV – Ulceração

Caso não haja alívio da pressão, a escara tenderá a se aprofundar , promovendo a destruição de pele, músculos e exposição de ossos.


Como prevenir úlcera por pressão (escaras)


Sabemos que 95% das úlceras de pressão (escara) poderiam ser evitadas. Os princípios básicos  para a prevenção são:
  • Alívio da pressão;
  • Higiene e cuidados com a pele;
  • Suporte nutricional;
  • Estimulação da circulação sanguínea.

Como aliviar a pressão de uma úlcera por pressão (escara)?


            Indivíduos acamados devem ser mudados de posição no máximo a cada duas horas, utilizando a posição de decúbito dorsal, ventral e laterais.Pode – se usar almofadas especialmente desenhadas para manter o paciente na posição e com isso distribuir melhor o peso.
            Outro ponto importante sobre o posicionamento de pacientes acamados é a elevação do decúbito.A elevação maior que 20 graus prejudica a drenagem linfática, dificulta o retorno venoso, alem de provocar fricção e atrito.Desse modo, elevação da cabeceira da cama por mais de 20 graus em pacientes acamados deve ser realizada apenas por curtos períodos, como por exemplo durante as refeições.
            Para indivíduos que usam cadeira de rodas, com a região isquiática sobre pressão máxima ao longo dia , deve - se mudar de posição a cada 30 minutos. Ainda , a elevação do tronco por 60 segundos alivia a região melhorando a circulação sanguínea local.Pode – se utilizar apoios de gel, água, ar e silicone para proteger a região.


Escara - Como promover a Higiene e cuidado com a pele na ?


Para uma pele saudável é importante um higiene adequada.A pele dever sempre ser mantida limpa e hidratada.
Embora a hidratação da pele seja fundamental, o excesso de umidade, principalmente se tratando de suor, urina e fezes pode aumentar em 4 vezes a incidência de úlcera de pressão(escara).
A limpeza da pele deve ser realizada com água em temperatura agradável, sabão neutro, evitando – se o uso de a fricção excessiva.Após limpa deve-se utilizar hidratantes como óleos de ácidos graxos essenciais-AGE , ou ainda curativos e revestimentos protetores como placas de hidrocolóides.


Escaras - Como dever ser realizado o suporte nutricional?


Para uma adequada cicatrização é fundamental  um suporte nutricional, como um dieta rica em proteínas.Um acompanhamento por um nutricionista é aconselhado.


Como se pode melhorar a circulação local?


A movimentação tanto passiva quanto ativa melhora a circulação revertendo a fator desencadeante e promovendo uma melhor ciacatrização.Assim quando possível deve- se estimular a deambulação. No caso de pacientes acamados a fisioterapia motora contribui para o aumento do fluxo sanguíneo local.

            Dicas para a prevenção de escaras


Manter colchão apropriado para uso do paciente, podendo ser colchão de água, casca de ovo sobre a cama do paciente.
Mudar o paciente periodicamente de decúbito, no máximo a cada duas horas, utilizando o decúbito dorsal, ventral e laterais.
Colocar apoios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares.Pode – se associar protetores locais como placas de hidrocoloides ou de silicone.
Manter suporte nutricional adequado.
Hidratar adequadamente a pele.
Manter o paciente limpo e seco, monitorando e aumentando as trocas de fraudas.
Monitorar o aparecimento de candidíase e outras infecções locais.

Tratamento

Como dever ser o curativo ideal?

  • Manter nível de umidade adequado;
  • Remover excesso de exsudato;
  • Permitir troca gasos;
  • Fornecer isolamento térmico
  • Ser impermeável a bactérias
  • Ser isento de partículas e produtos tóxicos contaminadores;
  • Permitir sua remoção sem causar trauma a ferida.

Quer saber mais sobre curativos? Clique aqui.

Tratamento da Úlcera por Pressão (Escara)


O tratamento cirúrgico da úlcera de pressão (escara) é baseado nas seguintes etapas:
Escarectomia: Consiste em total ressecção do tecido necrótico e alterações tróficas.
Osteotomia: Para a prevenção das recorrências é necessário que seja realizado de maneira cuidadosa a remoção parcial de proeminências ósseas baixo das escaras.
Confecção de uma cobertura adequada:Para cada úlcera po pressão podem ser confeccionado alguns tipos de retalhos.Porém o melhor tratamento das escara é a prevenção.

MAL DE ALZHEIMER

Saiba diferenciar Alzheimer e envelhecimento

Esquecimentos, mudança brusca de humor e falta de iniciativa pedem atenção

Por Minha Vida - atualizado em 10/01/2012
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e provoca a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e/ou espaço e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente até a dependência total do paciente.

Os sintomas do Alzheimer, porém, vão além do simples esquecimento do dia a dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Essas mudanças impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. A descoberta precoce é a chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doença.

A Alzheimer Association, nos Estados Unidos, desenvolveu um teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer. Confira os sintomas:
de 9
barbante amarrado no dedo - Foto Getty Images

Perda de memória

Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Não se assuste: confundir nomes e compromissos ocasionalmente é normal. O que é preciso prestar atenção, na verdade, é se a pessoa esquece coisas com mais frequência e fica incapaz de relembrar o assunto posteriormente. 
idosa cozinhando - Foto Getty Images Dificuldade para realizar atividades rotineiras
Portadores de Alzheimer têm dificuldade para planejar e completar tarefas do dia a dia, como preparar uma refeição, fazer uma ligação ou jogar um jogo. Já esquecer ocasionalmente o que você ia dizer ou o que você ia fazer é normal. 
Idosa passeando na rua com um andador - Foto Getty Images

Esquecimentos

Pacientes com Alzheimer podem se esquecer de onde estão e de como chegaram até determinado local. Além disso, perder-se na própria vizinhança ou esquecer o caminho de casa são comuns lapsos comuns entre os portadores da doença.  
idosa com um escorredor de arroz na cabeça - Foto Getty Images

Poder de julgamento e raciocínio abaixo do normal

Vestir-se de forma inapropriada, com várias camadas de roupa em dias quentes ou pouca vestimenta em dias frios pode ser um sinal de que o cérebro não vai bem. Pacientes de Alzheimer mostram pouca capacidade de julgamento, como doar alta soma de dinheiro sem motivo específico. 
Senhor com cara de confuso - Foto Getty Images

Problemas com pensamento abstrato

Dificuldade acima do comum para realizar raciocínios mentais, como esquecer para que servem os números ou como devem ser usados, é outro sinal da doença. Já achar difícil decifrar ou desenvolver uma fórmula matemática é normal. 
sapatos guardados na geladeira - Foto Getty Images Errar o lugar as coisas
Pessoas com Alzheimer podem errar o lugar de coisas usuais. Por exemplo: colocar o ferro de passar no freezer é um sintoma comum da doença. Entretanto, é normal colocar as chaves do carro ou carteira em lugar estranho de vez em quando. 
idoso nervoso - Foto Getty Images Mudanças de humor e comportamento
Rápida alternância de humor e comportamento também é um sinal da doença. Pacientes mudam de humor muito rápido e sem motivos aparentes. Eles podem ir de um estado calmo ao depressivo e raivoso em pouco tempo. 

A personalidade de pessoas com Alzheimer pode mudar drasticamente. Elas se tornar confusas, desconfiadas, medrosas ou dependentes de um membro da família. Entretanto, com o passar dos anos, é normal alguma mudança na personalidade. Fique atento se a transformação for mais severa que o usual.
idoso sentado no sofá com uma caneca de café - Foto Getty Images

Perda de iniciativa nas atividades

As pessoas com Alzheimer tornam-se muito passivas. Ficam, por exemplo, horas em frente à TV, dormem mais do que o normal e, normalmente, não têm disposição para realizar tarefas usuais.
duas idosas convernsando - Foto Getty Images

Problemas com a linguagem

Esquecer palavras simples, substituir palavras comuns e usuais, dificultar a forma de falar ou escrever pode ser um sinal da doença. Por exemplo: um portador do problema não consegue encontrar a escova de dente e, ao invés de perguntar "onde está minha escova de dente?", perguntaria "onde está o objeto de limpar a boca?".
http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/2921-saiba-diferenciar-alzheimer-e-envelhecimento

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Sou cuidadora de minha mãe, há mais de um ano. Ela está na cama... e aí? Minha vida mudou da noite para o dia, uma revolução... Primeiro o diagnóstico do Mal de Alzheimer e depois as quedas... três cirurgias em 5 meses.. e ela resistiu. Na última, dia do meu aniversário, o médico disse: só Deus pode decidir, ela tá muito fraquinha, da nossa parte, vamos fazer tudo que for possível e, por sorte, (pois era um hospital público - Nossa Senhora do Pari), nossa equipe está completa. E que equipe! Ela foi uma guerreira, disse o médico ao sair do centro cirurgico.
É para se pensar... existe uma força maior! Só Ela, ou Ele, é que decide quando devemos partir.